Entenda os fatores que motivam os incômodos após a manutenção do aparelho ortodôntico fixo
Lidar com a dor causada pela manutenção do aparelho fixo é certamente uma das piores partes do tratamento ortodôntico. Embora o incômodo seja a principal reclamação entre os pacientes, o procedimento é necessário para que ocorra a movimentação adequada dos dentes – já que sem essa constante manutenção os dentes não possuem força para se encaminharem à direção correta. Mas, você sabe porque a manutenção do aparelho ortodôntico pode trazer para dores e desconforto ao paciente? Venha entender com a gente as causas e como diminuir esse desconforto para ter mais tranquilidade durante seu tratamento!
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico: o que causa?
Não precisa saber muito sobre o tratamento ortodôntico para descobrir que o uso do aparelho fixo pode causar dores e incômodos em alguns momentos, especialmente nos primeiros dias de uso ou no período após a manutenção. De acordo com a especialista em ortodontia Carolina Malavasi, o motivo por trás disso está relacionado à força aplicada nas raízes dos dentes.
Isso porque, tanto as células ósseas quanto as células dos tecidos que envolvem essas raízes são estimuladas pela pressão que os aparelhos fixos fazem na arcada, o que, por sua vez, diminui o fluxo sanguíneo na região, comprimindo as fibras nervosas presentes no local. “A combinação desses fatores desencadeia uma reação inflamatória, resultando na remodelação óssea e, por isso, o paciente sente o desconforto”, revela a Dra. Carolina. No aparelho fixo convencional, o “aperto” dos fios contra os bráquetes inicia a movimentação ortodôntica, o que é feito através da manutenção e colocação de novas ligaduras elásticas – as famosas “borrachinhas” e, por esse motivo é muito comum que os pacientes sintam dor e incomodo especialmente após a manutenção.
O incômodo causado pelo aparelho fixo pode durar até 48 horas
Quando o assunto é tratamento ortodôntico, é comum se questionar sobre quanto tempo pode durar o desconforto causado pela manutenção do aparelho fixo. Nesse caso, a ortodontista adianta: o incômodo terá início em, mais ou menos, 12 horas após a consulta e deve aliviar de 36 a 48 horas após o procedimento. Além da dor na região, o paciente também pode apresentar sensibilidade dentária devido aos ajustes realizados no aparelho ortodôntico. No entanto, é importante ressaltar que se os sintomas persistirem, além das 48 horas, o ideal é entrar em contato com seu ortodontista para avaliar o que pode estar acontecendo.
Evite o uso de medicamentos para aliviar a dor do aparelho ortodôntico
Ao lidar com o incômodo do aparelho, principalmente do fixo, é comum que a primeira medida seja buscar formas para aliviar a dor. O uso de medicamentos, por exemplo, tende a ser a principal entre elas. Mas, de acordo com a Dra. Caroline, é importante evitar esse tipo de hábito. “O uso de anti-inflamatórios pode interferir na movimentação dos dentes, atrasando o tratamento ortodôntico”, alerta a especialista. Nesses casos, o ideal é aguardar até 48 horas após a colocação ou manutenção do aparelho fixo para que haja a diminuição dos sintomas, caso a dor seja muito intensa, o ortodontista deverá ser contatado e o uso de analgésicos poderá ser recomendado – mas sempre com prescrição médica!
Alguns outros métodos podem ser utilizados para amenizar o desconforto e trazer mais tranquilidade para o seu tratamento. Entre eles:
- Evitar alimentos muito duros, que exigem muita força dos dentes.
- Fazer compressas geladas algumas vezes ao dia, que ajudam a diminuir possíveis inchaços e possuem um efeito analgésico na região aplicada.
- Utilizar escova de dentes macia ou ultra macia e fazer a escovação sem aplicar muita força.
Não esqueça de estar sempre em contato com seu ortodontista de confiança para acompanhar seu tratamento e prevenir desconfortos excessivos. O tratamento ortodôntico pode e deve sim ser tranquilo!
Quer saber mais sobre o tratamento ortodôntico?
Marque uma avaliação gratuita na Clínica Odontológica Malavasi e entenda qual o tratamento ortondôntico mais indicado para você e como fazê-lo da forma mais eficaz. Esperamos por você!